Rugas

Ao longo dos processos de envelhecimento naturais do organismo, diversos fatores são ocasionados pela diminuição da produção de substâncias que mantém tanto a aparência jovem quanto o funcionamento correto dos órgãos do corpo. As rugas aparecem como resultado deste processo na maioria das pessoas.

Ao passar dos anos, a produção tanto de colágeno quanto de elastina, substâncias essenciais para que a pele se mantenha viçosa e jovem, decai no organismo, fazendo com que a pele sofra um processo de afinamento, bem como de menor resistência e tônus.

A maioria das pessoas se sente incomodada com o aparecimento das rugas, que podem causar uma sensação de velhice e de aparência descuidada quando ocorrem em uma idade precoce. Para isso, é importante estar sempre buscando por maneiras de minimizar a influência de fatores externos que possam causar as rugas e linhas de expressão.

O uso de filtro solar e cremes hidratantes é a maneira mais recomendada de conseguir manter uma pele saudável ao longo da vida, evitando os efeitos negativos que podem ser decorrentes de fatores externos com os quais convivemos diariamente.

Sintomas

Os sintomas da ocorrência de rugas podem ser encontrados na flacidez apresentada pela pele, a formação de pequenas linhas muito finas ao início, que se encontram principalmente perto dos olhos e da região da boca, e a falta de elasticidade que é proveniente do envelhecimento ou de fatores apresentados a seguir.

Causas

Os processos de envelhecimento naturais do organismo são a principal entre as causas do aparecimento de rugas na pele, fazendo com que o a diminuição das taxas de renovação das células resulte na menor produção de colágeno, bem como de oxigênio, podendo ocasionar as rugas e linhas de expressão.

Os fatores externos como os gases tóxicos com os quais convivemos todos os dias, como o monóxido de carbono, e o consumo de cigarros também entram como as principais causas do aparecimento de rugas precoce, bem como a exposição prolongada ao sol sem o uso de protetor solar.

As expressões faciais com as quais realizamos nossas interações sociais também são motivos do aparecimento de rugas específicas como o famoso bigode chinês, que se dá ao redor da boca, e os pés de galinha, resultantes da ação de sorrir com os músculos da face. O baixo nível de ingestão de água também contribui amplamente para o aparecimento das rugas.

Tratamentos

Para a prevenção das rugas, principalmente as que tem aparecimento precoce, é recomendada a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, o que irá manter a elasticidade da pele e conservá-la hidratada, evitando que as rugas ocorram, bem como pode ser utilizado um creme antirrugas: são encontradas muitas opções no mercado de cosméticos.

Entre os tratamentos indicados para as rugas, é recomendado que o paciente busque por métodos que irão estimular a produção de colágeno na pele, já que os processos de envelhecimento acarretam na diminuição dos níveis de sua produção natural, como os peelings e o microagulhamento.

Estes tratamentos são baseados na realização da esfoliação da pele, no caso do peeling, removendo as células mortas e proporcionando ao organismo a renovação das mesmas, e o microagulhamento causa pequenas lesões que, incentivadas a se recuperarem rapidamente, forçam o organismo a produzir maiores quantidades de colágeno e elastina nas regiões afetadas.

Os tratamentos com luz pulsada também são indicados, dado que, além de gerenciarem as rugas já existentes, previnem o aparecimento de novas e uniformizam a tonalidade da pele que pode ser afetada por manchas também ocasionadas pelo envelhecimento e a exposição solar.

Hidratar a pele diariamente é um dos procedimentos que permitem ao organismo a maior prevenção das rugas, e é essencial ao longo de qualquer um dos tratamentos escolhidos para eliminá-las e suavizar sua aparência.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!