Impotência sexual

Também chamada de disfunção erétil, a impotência sexual se dá pela ocorrência de sintomas e fatores que prejudicam a habilidade dos homens de conseguirem iniciar ou até mesmo manter o pênis ereto para conseguirem uma performance na relação sexual.

A impotência sexual é um dos fatores que podem afetar profundamente a autoestima e relação do homem com sua própria imagem, dado que a performance na vida sexual é extremamente importante para a maioria dos homens e mulheres, sendo fruto de prazer e felicidade.

É extremamente importante se atentar à ocorrência dos sintomas e dos desconfortos que podem aparecer na vida sexual que possam indicar a presença de impotência sexual, principalmente se há o fator do tabagismo e do alcoolismo, fazendo com que seja necessário um número de ações para tratamento e prevenção de mais efeitos negativos dos mesmos.

A manutenção de um estilo de vida saudável e a prática de atividades físicas pode ajudar profundamente na prevenção da impotência sexual, beneficiando não só a performance sexual, mas também a saúde como um todo.

Sintomas

Entre os sintomas que se apresentam como sinais da impotência sexual, os homens podem encontrar a dificuldade extrema de conseguir obter ou manter uma ereção, a ocorrência de ereções flácidas, a diminuição do tamanho do pênis em si, a dificuldade de conseguir manter as relações sexuais em posições específicas, bem como a necessidade de concentração excessiva para se manter ereto.

Podem também se apresentar sintomas como a ejaculação precoce ou muito rápida após a obtenção de uma ereção, o menor número de pelos no corpo, e a diminuição dos mesmos ao longo do tempo, bem como a diminuição da ocorrência de ereções espontâneas na primeira hora do dia.

Ao notar os sintomas, é extremamente importante buscar pela orientação de um médico urologista especializado, pois há diversos fatores que podem causar a impotência sexual, como você irá conhecer a seguir, e que precisam ser tratados especificamente para melhor desempenho.

Causas

Existem quatro causas principais que fazem com que os homens possam sofrer com a impotência sexual, sendo que a maior parte dos homens afetados se dá pelas causas emocionais, podendo atingir cerca de até 70% dos indivíduos.

Na outra porção se encontram as disfunções eréteis causadas por fatores biológicos e orgânicos, como os que prejudicam a circulação sanguínea, os fatores que prejudicam a produção dos hormônios responsáveis pela ereção, bem como alguns fatores que modificam a anatomia do pênis, ocasionando a impotência sexual.

Alguns remédios, entretanto, também podem ocasionar como efeitos colaterais a impotência sexual e uma alteração hormonal nos homens, e as causas também se dão pelo alcoolismo, o tabagismo, a ocorrência de traumas nos homens, bem como algumas outras doenças de cunho psicológico.

Tratamentos

Os tratamentos para a impotência sexual serão dependentes exclusivamente das causas que estão fazendo com que o paciente não consiga obter ou manter uma ereção, por isso, é extremamente importante buscar o acompanhamento de um médico especializado para que a avaliação e o cuidado com as causas sejam feitos da melhor maneira possível.

Após determinar qual é a causa pela qual está ocorrendo a impotência sexual, o médico poderá proporcionar o tratamento por meio da utilização de medicamentos ou de tratamentos psicológicos que farão com que as funções possam ser recobradas.

É muito importante notar que a automedicação é um dos fatores que pode apresentar uma piora dos sintomas da impotência sexual, fazendo com que o homem passe a sofrer mais intensamente do problema.

As terapias, acompanhamento médico com um urologista e as mudanças no estilo de vida determinadas pelo profissional são essenciais para uma recuperação tranquila dos pacientes.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!