Como reclamar na Anatel

O número de telefones celulares no Brasil aumenta a cada ano e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável por registrar as reclamações dos consumidores em relação às operadoras de telefonia. Qualquer pessoa que tenha contratado o serviço de uma operadora e não esteja satisfeita, tem o direito de reclamar. Neste artigo, você vai aprender um passo a passo de como reclamar na Anatel. Confira!

O que é

Antes de saber como reclamar na Anatel, é preciso ressaltar que a empresa que disponibiliza o serviço de telefonia é que é a responsável por reparar quaisquer danos no serviço oferecido. A Anatel é a responsável por monitorar a forma como as operadoras estão trabalhando e por atender e registrar toda e qualquer reclamação dos consumidores.

E como cliente de um serviço que não está sendo bem oferecido, toda pessoa tem o direito, assegurado por lei, de reclamar para ter a situação resolvida.

Para que serve

Quem precisar saber como reclamar na Anatel, pode ficar despreocupado porque a solicitação junto ao órgão é feita de forma gratuita e o acompanhamento dela pode ser feito pelo site do órgão, pelo número 1331 ou mesmo pelo aplicativo Anatel Consumidor.

Todas as reclamações recebidas são usadas pela Anatel para identificar a qualidade dos serviços das operadoras no Brasil, ou seja, para determinar quais os maiores problemas encontrados. As informações recolhidas compõem o Índice de Desempenho das empresas que fica disponível para consulta pública.

Como reclamar na Anatel

O passo a passo abaixo mostrará como reclamar na Anatel, ou seja, quais são as ações que deve tomar para fazer uma reclamação formal em relação ao serviço de telefonia contratado por você.

  1. Reclame primeiro com a operadora

A primeira coisa que você deverá fazer é tentar resolver o problema com a própria operadora de telefonia. Entre em contato com eles e explique a situação que está passando. Anote o número do protocolo de atendimento.

  1. Se não tiver resposta, reclame com a Anatel

Se a operadora não resolver o seu problema ou nem mesmo responder a sua solicitação, saiba como reclamar na Anatel (será preciso informar o número do protocolo da operadora):

  • Pela internet no Suporte de Atendimento aos Usuários;
  • Pelo aplicativo Anatel Consumidor (acessível gratuitamente para Android, Windows Phone e iOS);
  • Pela Central de Atendimento Telefônico no número 1331 (o número 1332 é para deficientes auditivos);
  • Presencialmente, nas Salas do Cidadão.
  1. Espere pela resposta

A Anatel transmite a sua reclamação para a operadora que deverá te responder em, no máximo, cinco dias úteis. Aguarde esse período.

  1. Se preciso, volte a reclamar na Anatel

Caso a operadora não tenha dado resposta ou ela não tenha sido satisfatória e você continua com o problema, repita o processo e volte a reclamar na Anatel, em um prazo de até 15 dias úteis para reabrir a solicitação.

Com os vários canais de contato com a Anatel, o consumidor pode fazer uma reclamação e acompanhar o andamento dela seja por meio da central de atendimento telefônico, site ou aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!