Anemia

A anemia é uma doença definida pela Organização Mundial de Saúde como um mal que faz com que o paciente tenha uma quantidade de hemoglobina abaixo do que precisa, além de apresentar carência de nutrientes específicos como o ferro, a vitamina B12, as proteínas e o zinco.

A anemia mais comum, no entanto, é a causada pela deficiência de ferro no organismo, e a grande problemática dessa condição está no seguinte fato: quanto menos células vermelhas no seu sangue menos oxigênio nas suas células, já que a hemoglobina é a responsável por esse transporte!

De modo geral, mulheres grávidas, lactantes, crianças e garotas adolescentes costumam ser as mais afetadas por essa doença, mas homens também podem desenvolvê-la, obviamente. Ela também pode ser comum em idosos!

SINTOMAS

Os sintomas da anemia costumam ser comuns a várias doenças, de modo que os observando não dá para diagnosticar a doença. O que pode sim ser feito é apostar em exames laboratoriais para resolver a questão e ter certeza do diagnóstico. Ainda assim, é importante entender o que a anemia causa no organismo, e entre as suas consequências está…

  • A fadiga generalizada;
  • A falta de apetite total;
  • A palidez da pele, e também de mucosas como os olhos, a gengiva;
  • Uma disposição mínima para trabalhar;
  • Apatia constante;
  • Muita dificuldade para assimilar conteúdos;

CAUSAS

A anemia é causada por deficiência de algum nutriente no organismo, e de modo geral tem a ver com a deficiência de ferro, que é uma substância importante na formação das nossas hemoglobinas, também conhecidas como células vermelhas.

TRATAMENTO

Para tratar a anemia o primeiro passo é combater a deficiência do nutriente que está em falta no organismo. Se for o ferro, é necessário consumir suas principais fontes, e entre as mais comuns estão a carne vermelha, as carnes das aves e dos peixes, além dos mariscos.

Sobre a carne vermelha vale dizer que de modo geral o ferro está mais presente ainda em partes do animal como os seus miúdos, como o coração, o rim e o fígado.

Ao contrário do que muitos pensam leite e ovos não contém ferro, não em quantidades importantes, que os tornem excelentes para combater a anemia, pelo menos.

Falando de alimentos vegetais é fundamental apostar nas folhas escuras, como a couve, o agrião, o cheiro verde e a taioba. Feijão, grão de bico, ervilha e lentilha também são muito importantes.

O mesmo vale para as nozes, para as castanhas, para a rapadura e para o açúcar mascavo! Também vale a pena buscar nos mercados alimentos enriquecidos com ferro, como a farinha de trigo, o milho e alguns cereais matinais.

Consumir frutas cítricas e vegetais como beterraba, couve flor e brócolis pode ajudar a melhorar a absorção de ferro no organismo, por eles terem ácido ascórbico, que tem justamente esse fim. O mesmo vale para o café, o chá, o mate e alguns leites e cereais matinais.

Nos primeiros meses de vida o melhor alimento para combater a deficiência de ferro no bebê é sem sombra de dúvidas o leite materno, de preferência dado de forma prolongada e de maneira exclusiva, ao menos até o pequeno ter seis meses e ser iniciada a introdução de outros alimentos.

É primordial compreender que a anemia é uma doença silenciosa e perigosa, que vai causando vários prejuízos ao longo da vida do paciente e precisa ser muito bem cuidada, para que não se transforme em algo mais grave. Sendo assim, se você tem sintomas dessa doença procure seu médico e peça ajuda. Ele saberá fazer o que for melhor para você, desde o diagnóstico até o tratamento!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!